Com aceleração da educação remota durante a pandemia, startup co-fundada por Demetrius Lima (foto) projeta crescimento de 300% nos próximos dois anos. Plataforma auxilia no desenvolvimento de estudantes a equipes de grandes empresas como Petrobras, Vale, Gerdau e JBS, entre outras. / Foto: Divulgação
[FLORIANÓPOLIS, 16.12.2020]
Redação SC Inova, com informações da Assessoria de Imprensa
A migração do ensino e do trabalho presencial para o remoto acelerou o uso de tecnologias, que devem se expandir mesmo após o período da pandemia – e em um mercado que já vinha em ascensão, com crescimento de 23% nos últimos dois anos no Brasil, segundo a ABStartups.
É neste ambiente que surgiu a Sábios, edtech de Florianópolis que desenvolveu metodologia e tecnologia próprias de educação imersiva. O propósito é aumentar o desempenho de pessoas e organizações, identificando problemas internos e desenvolvendo soluções para melhorar a eficácia em processos, capacitação com experiências imersivas e medição dos resultados e da performance.
O atual CEO, e um dos fundadores, é Demetrius Lima, engenheiro eletricista e mestre em inteligência artificial, há mais de 20 anos no mercado de educação digital. Ele também foi cofundador do Guia Floripa, Ilog (adquirida pela DataSul e mais tarde comprada pela Totvs) e a FabriCO. Em 2009, após concluir estudos sobre tecnologias inovadoras e modelos de negócios nas universidades de Stanford e Berkeley, retornou ao Brasil e, durante um evento de jogos em tendas promovido pela Fundação CERTI, em Florianópolis (SC), foi apresentado a alguns projetos envolvendo games, oportunidade em que surgiu a ideia da Sábios.
“Achei interessante, mas não era algo escalável, por isso, propus abrir uma empresa para transformar essas experiências – jogos em tendas – em escala. A Sábios já nasceu no conceito de experiências imersivas e gamificadas para levar para qualquer pessoa em qualquer lugar e sobre qualquer tema”, conta Lima.
Criada em Florianópolis (SC), e atualmente com escritório em São Paulo (SP), a empresa já capacitou mais de 500 mil pessoas, de estudantes a colaboradores de grandes indústrias como a Petrobras, Vale, Gerdau, JBS Foods, Raízen, além de entidades como CNI, Fiesc/Sesi-SC e Sebrae e parcerias com o governo federal. Também recebeu mais de R$ 12 milhões em investimentos.
Nos próximos dois anos, projeta crescimento de 300% nas receitas (não divulgadas) a partir do desenvolvimento de produtos e novas ofertas ao mercado. Atualmente, a equipe é de 17 colaboradores.
NEUROCIÊNCIA + EXPERENTIAL E MACHINE LEARNING
A metodologia da Sábios é baseada em neurociência e experiential learning, além de uma tecnologia integrada ao machine learning que possibilita aplicar experiências gamificadas em 2D, 3D, realidade virtual, aumentada e mista. Com isso, o usuário pode vivenciar situações reais, que exigem rápido raciocínio e tomada de decisões, por exemplo, em um ambiente virtual e seguro. A diferença do aprendizado imersivo está na retenção deste conteúdo. A plataforma pode ser acessada via PC, dispositivos mobile, oculus VR e Mixed Reality, além de salas imersivas e o WeCog, mesa interativa fabricada pela Sábios.
Entre os projetos já desenvolvidos, 98% são voltados para áreas operacionais, processos e de prevenção e segurança do trabalho de grandes empresas industriais e de serviços. Inclusive, um dos focos da Sábios é oferecer soluções para as principais dores destes setores: aumentar o desempenho das equipes.
“Para isso, precisamos de metodologia e tecnologia eficientes, tal como a inteligência artificial, que consiga identificar esses gaps com eficácia e medir os resultados. Trabalhamos com as dores dos gestores que precisam entregar desempenho, e não apenas cumprir uma obrigação de treinamento”, avalia Lima.
Neste ano, a empresa lançou o Sábios Academy, uma plataforma de experiências desenvolvidas em parceria com especialistas voltados para profissionais de mercado e pequenas empresas. Já o Sábios Educa, também lançado em 2020, é uma plataforma que utiliza a inteligência artificial para montar automaticamente experiências imersivas de avaliação do desempenho de aprendizagem de alunos com base no banco de avaliações da escola ou sistema de ensino.
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