Núcleo de Inovação de Schroeder aprova primeira empresa para processo de incubação

Voce está em :Home-Inovadores-Núcleo de Inovação de Schroeder aprova primeira empresa para processo de incubação

Núcleo de Inovação de Schroeder aprova primeira empresa para processo de incubação

Projeto busca aprimorar o processo de construção civil a seco terá dois anos de acompanhamento para desenvolver o negócio.

Projeto busca aprimorar o processo de construção civil a seco terá dois anos de acompanhamento para desenvolver o negócio. 

Na foto (esq. para dir.), CEO do NIT, Nelson Netto, o empreendedor Paulo Rogério Ribeiro e a presidente da Associação Centro de Inovação Jaraguá do Sul, Talita Beber. / Crédito: Divulgação


[SCHROEDER, 20.08.2024]
Redação SC Inova, com informações da Assessoria de Imprensa

Com pouco mais de oito meses de operação e um intenso trabalho de divulgação local, o Núcleo de Inovação (NIT) de Schroeder, na região Norte de Santa Catarina, abriga agora a sua primeira empresa incubada. Dedicada a aprimorar o processo de construção a seco, a PR7 Arquitetura foi aprovada no edital de incubação e já ocupa seu espaço na área destinada ao desenvolvimento de novos negócios.

A empresa foi reconhecida pela conquista nesta última quarta (14), quando o emprendedor Paulo Rogério Ribeiro recebeu um certificado das mãos do CEO do NIT, Nelson Netto e da presidente da Associação Centro de Inovação Jaraguá do Sul, Talita Beber. “Sabemos que grandes ideias existem aqui em Schroeder e que devem ser fomentadas, por isso a conquista da primeira empresa é fundamental para dar força ao projeto”, disse Netto.

Fundada em 2018, a PR7 Arquitetura já atua na região com projetos de construção. No entanto, ele enfrentou desafios com o sistema de construção convencional, que ainda é amplamente utilizado, mas pouco eficiente e inovador. Mais recentemente, Ribeiro passou a estudar o processo off-site, um método de construção a seco que é amplamente difundido na Europa, mas pouco utilizado no Brasil.

Ribeiro ainda afirma que o formato oferece uma série de vantagens em termos de eficiência e sustentabilidade, mas que sentiu dificuldades para encontrar suporte para esse tipo de construção na região na região. “Foi quando descobri o NIT e vi uma oportunidade de estruturar e desenvolver essa nova ideia com o suporte necessário” , comentou Ribeiro.

Agora a empresa terá dois anos – prorrogáveis por um mesmo período – para focar nos estudos desse formato e testá-lo na prática. “Durante esse tempo todo, a empresa terá todo o acompanhamento necessário, com mentorias, networking e suporte para que o negócio se desenvolva”, disse o Head de Incubação do NIT, Marco Antonio Murara.

ENTIDADE GERE NIT E NOVALE HUB

Inaugurado em novembro de 2023, o NIT Schroeder é resultado da parceria entre o Município de Schroeder e a Associação Centro de Inovação Jaraguá do Sul, entidade que também gere o Novale Hub desde 2018. Isso significa que os incubados terão o mesmo suporte já oferecido para as empresas instaladas no prédio de Jaraguá do Sul.

Dessa forma, o NIT é a primeira estrutura descentralizada de um Centro de Inovação em operação em Santa Catarina. “A inovação se dá pelo ineditismo, mas também pelas iniciativas promovidas. Por isso que o projeto do NIT já serve de inspiração para outras regiões e deve ser cada vez mais fortalecido”, disse Talita Beber, presidente da Associação Centro de Inovação.