Startup Awards: SC vence em três categorias na maior premiação nacional de startups

Voce está em :Home-Sociedade-Startup Awards: SC vence em três categorias na maior premiação nacional de startups

Startup Awards: SC vence em três categorias na maior premiação nacional de startups

ACATE (Hub de inovação), Darwin (Aceleradora) e o coordenador do programa Startup SC, Alexandre Souza (Herói) foram os vencedores do prêmio entregue no final da Conferência da ABStartups

ACATE (Hub de inovação), Darwin (Aceleradora) e o coordenador do programa Startup SC, Alexandre Souza (Herói) foram os vencedores do prêmio entregue no final da Conferência da ABStartups

 

Reportagem: Fabrício Rodrigues, de São Paulo

O ecossistema de startups de Santa Catarina volta de São Paulo como a vencedora em três categorias no Startup Awards, premiação nacional que encerrou a programação do CASE 2018, principal encontro das comunidades empreendedoras do país, nesta sexta (30.11), organizado pela Associação Brasileira de Startups (ABStartups).

O primeiro prêmio da noite foi para a ACATE (Associação Catarinense de Tecnologia), vencedora na categoria Hub de Inovação – a disputa foi com dois gigantes da capital paulista: o CUBO e o Google Campus. O vice-presidente de Mercado Silvio Kotujansky lembrou a trajetória de 32 anos da ACATE e a importância do Centro de Inovação da SC-401, inaugurado em 2015, como referência no desenvolvimento do ecossistema de tecnologia não só de Santa Catarina mas do país.

Quem também comemorou foi o Darwin Startups, aceleradora com foco no desenvolvimento de soluções para o mercado financeiro, seguros, big data, TI e telecom. Criada em 2015, em Florianópolis, inaugurou unidade em São Paulo em 2018. “Nosso lema sempre foi: o empreendedor primeiro. Não queremos ser a melhor aceleradora do Brasil ou do mundo se não for a melhor para o empreendedor”, destacou o CEO Marcos Mueller.

O terceiro título da noite foi um dos mais comemorados pela barulhenta comitiva catarinense no CASE: Alexandre Souza, gestor do programa StartupSC (que só em 2018 impactou 6 mil pessoas) foi escolhido o Herói do Ano. “Não estaria comemorando aqui se não fosse pelo engajamento da comunidade de startups de Santa Catarina”, resumiu, ao receber o troféu. O StartupSC começou como um programa de capacitação para novos negócios em 2013, expandiu para Joinville neste ano e em 2019 chega também a Blumenau e Chapecó. O programa também é o guarda-chuva de outras iniciativas de apoio ao empreendedorismo, como os Startup Weekend, os Meetups de networking e capacitação e, desde 2018, o Startup Summit, realizado em conjunto com o Sebrae nacional e que recebeu mais de 2,3 mil pessoas em Florianópolis.

Santa Catarina teve finalistas em 9 das 11 categorias do Startup Awards, que elegeu também a melhor universidade, mentor, profissional de comunicação, investidor anjo, programas de inovação de grandes empresas, iniciativas de impacto social, comunidade e a startup do ano.

Confira abaixo a lista completa dos vencedores e os demais finalistas:

*Aceleradora: Darwin Startups (também finalistas ACE / Startup Farm)

*Herói: Alexandre Souza (Alana Fernandes / Dani Junco)

*Hub de inovação: Acate (Cubo e Google Campus)

Universidade: UFMG (FIAP / UFSC)

Profissional de Comunicação: Bruno Pinheiro (Beatriz Bevilacqua / Rodrigo Lóssio)

Investidor anjo: Camila Farani (João Kepler e Marco Poli)

Mentor: Paulo Costa (Edson Mackeenzy / Rafael Assunção)

Impacto Social: Black Rocks (Baanko Challenge / Quero Educação)

Corporate: Sebrae (Itaú / Softplan)

Startup: Edools (Creative Drive-Decora / Agência Edu)

Comunidade: Zeroonze/SP (San Pedro Valley / Startup SC)