Projetos de inovação em saúde e serviço público vencem maratona de desenvolvimento em São José

Voce está em :Home-Sociedade-Projetos de inovação em saúde e serviço público vencem maratona de desenvolvimento em São José

Projetos de inovação em saúde e serviço público vencem maratona de desenvolvimento em São José

Rainbow Hackathon Brazil 2018, realizado neste final de semana, estimulou o ambiente de inovação na Grande Florianópolis

Rainbow Hackathon Brazil 2018, realizado neste final de semana, estimulou o ambiente de inovação na Grande Florianópolis

 

São José, na Grande Florianópolis, recebeu neste final de semana a primeira edição das Américas do Rainbow Hackathon, maratona de desenvolvimento de softwares promovida pela francesa Alcatel-Lucent Enterprise (ALE) em conjunto com a Intuitiva Digital Solutions e a prefeitura local.

Ao longo de 48 horas, cerca de 70 participantes divididos em 16 grupos, desenvolveram aplicações para atender demandas de comunicação em áreas como Saúde, Educação, Transporte, Mobilidade, Governo, Serviços ao Cidadão, Agronegócio e Indústria. O evento foi direcionado a grupos de desenvolvedores de software e startups com experiência em desenvolvimento web e mobile (Android).

O projeto vencedor foi o da Soho Labs (saúde – foto), com a solução Ciclix, que criou um sistema de gestão e rastreamento de recursos hospitalares. Em segundo lugar ficou a Inovateam (governo/serviços ao cidadão), com uma aplicação de agendamentos de consultas médicas, enquanto a  Life Data (saúde), com o projeto de um hub que conecta profissionais da área da saúde aos pacientes, ficou em 3º lugar. Membros franceses, italianos e americanos da equipe da Alcatel estiveram no evento prestando mentoria aos participantes.

A equipe da Soho Labs parte em dezembro para a França, sede da ALE, para um treinamento com direito a apresentação da solução a Nicolas Brunel, Vice Presidente Global de Soluções da Alcatel-Lucent Enterprise. “Precisamos ir além e entender onde estão as potencialidades, para que possamos dar o suporte necessário para o crescimento dessas empresas dentro do mercado de Santa Catarina. Vamos dar continuidade aos trabalhos, de forma que desenvolvamos com sucesso e eficácia as propostas aqui implantadas”, resume Nuno Ribas, diretor executivo da ALE.

“Quando assumimos a organização sabíamos que seria muito mais que um evento, seria um grande Hub de Negócios, trabalhamos a estratégia com os realizadores, os embaixadores das verticais, com os tutores e mentoramos as equipes durante dois meses antes do dia do evento, para garantir a qualidade das soluções e das apresentações. E assim foi. Fechamos esse evento com a sensação de missão cumprida com o fortalecimento de alianças e parcerias fechadas entre os players envolvidos e o fomento do ecossistema catarinense”, explica Maria Eugênia Faccio, diretora da BIZI e organizadora do Rainbow Hackathon.

Na visão de Maurício Barbosa, diretor executivo da Intuitiva Digital Solutions, “os projetos surpreenderam pela qualidade e iniciativa criativa de todas as equipes, que desenvolveram em cima de dores reais e latentes do mercado, potencializando a competitividade da sua solução – saímos com a certeza de fortalecimento dessas startups”.

São José vem estimulando iniciativas e ambientes de inovação ao longo deste ano, com a realização do primeiro Startup Weekend na cidade, em junho passado. No primeiro semestre de 2019, a cidade deve receber um dos Centros de Inovação da rede gerenciada pela Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE), na avenida Presidente Kennedy, que contará com uma unidade do laboratório de inovação aberta LinkLab – dedicado a aproximar empresas de médio e grande porte a startups.

 

Texto: SC Inova com informações da organização do Rainbow Hackathon Brazil