Prefeitura de Florianópolis e ACATE credenciam novo centro de inovação na Capital

Voce está em :Home-Sociedade-Prefeitura de Florianópolis e ACATE credenciam novo centro de inovação na Capital

Prefeitura de Florianópolis e ACATE credenciam novo centro de inovação na Capital

Soho, localizado no bairro de Itaguaçu (Continente) passa a fazer parte da Rede Municipal de Centros de Inovação, que inclui espaços no norte da Ilha, Centro e SC-401

Soho, localizado no bairro de Itaguaçu (Continente) passa a fazer parte da Rede Municipal de Centros de Inovação. / Foto: Divulgação

Florianópolis é a primeira cidade brasileira a ter uma rede municipal de centros de inovação, espaços que fomentam o empreendedorismo tecnológico e que estão espalhados pelos bairros. Nesta terça-feira, 30.10, mais um centro será credenciado, o Soho, localizado em frente à praia de Itaguaçu, na região continental. O evento contará com palestra gratuita de In Hsieh, CEO da Chinnovation-CBIPA e que também foi responsável pelo e-commerce da gigante chinesa Xiaomi na América Latina, além de ter sido um dos fundadores da Submarino e da Baby.com.br.

A rede de centros de inovação foi lançada pela Prefeitura de Florianópolis no começo deste ano e os espaços – geridos pela Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE) – já receberam mais de 92 eventos, entre palestras e rodadas de negócios, com participação de aproximadamente 700 pessoas. Também foram oferecidas 20 capacitações e 23 visitas técnicas nos locais, envolvendo 395 participantes. 

Em operação desde junho, o Soho ocupa o prédio que durante décadas foi sede do Diário Catarinense e oferece espaços de coworking, salas para reuniões e pequenos eventos – ao todo são 28 salas privativas. Em breve, deve ser inaugurado um FabLab, oficina para desenvolvimento de protótipos, no subsolo.

“Queremos ajudar a desenvolver negócios inovadores desde a concepção da idéia, ao desenvolvimento do protótipo, à captação de recursos e por fim à criação de uma empresa sustentável, tudo dentro de um único centro que promove o compartilhamento de experiências entre os empreendedores que circulam por aqui.” explica Christian Ruppenthal, sócio-fundador do Soho.

Entre as empresas que fazem parte do Soho estão o NexxLab, uma incubadora de negócios da Nexxera (uma das pioneiras do setor de tecnologia em Florianópolis), a Blanq, desenvolvedora do Moskit CRM, com sede em Londrina e agora na capital catarinense, além do Clube do Promotor, projeto desenvolvido por Rodrigo Lamin, um dos fundadores da Involves, que tem como objetivo capacitar e qualificar promotores e o varejo global por meio da tecnologia.

“Em conversa com a ACATE, vimos uma oportunidade para melhorar e ampliar aquilo que já estava em andamento, favorecendo os resultados positivos para o desenvolvimento econômico do setor tecnológico da cidade. Construímos coletivamente um modelo que potencializa aquilo que já funciona bem no município”, detalha Marcus Rocha, Superintendente de Ciência, Tecnologia e Inovação da Prefeitura.

A partir de deliberações no Conselho Municipal de Inovação e no Comitê Gestor do Fundo Municipal de Inovação, foi criado e aprovado um projeto que incentiva quatro centros distribuídos pela cidade – modelo inédito no Brasil. “A iniciativa reforça a posição de liderança de Florianópolis no setor da inovação tecnológica”, comenta Marcus.

O projeto nasceu de uma parceria entre a ACATE e a prefeitura de Florianópolis. O objetivo da iniciativa é utilizar centros de inovação localizados no município para fomentar o ecossistema, estimular a cultura empreendedora e gerar e escalar negócios inovadores. No início do ano, três centros já haviam sido credenciados pela rede, o ACATE Downtown, no Centro; o ACATE Primavera, na SC-401; e o ACATE Sapiens Parque, no Norte da Ilha. O Soho será o primeiro do Continente.

“Ambientes de inovação são fundamentais para promover a troca de experiências e a cooperação, fatores muito importantes para o desenvolvimento de um polo tecnológico. Temos muito orgulho de ter participado da construção da Rede Municipal de Centros de Inovação, que já está movimentando o ecossistema de empreendedorismo de Florianópolis”, diz Daniel Leipnitz, presidente da ACATE.


Com informações da Assessoria de Imprensa da ACATE e do Soho.