Fim de semana empreendedor em SC: Startup Weekend mobiliza comunidades em Rio do Sul e Palhoça

Voce está em :Home-Sociedade-Fim de semana empreendedor em SC: Startup Weekend mobiliza comunidades em Rio do Sul e Palhoça

Fim de semana empreendedor em SC: Startup Weekend mobiliza comunidades em Rio do Sul e Palhoça

Na Grande Florianópolis, evento se consolida em seu terceiro ano consecutivo. No Alto Vale (foto), primeira edição do SW quer disseminar inovação para o setor industrial

Na Grande Florianópolis, evento se consolida em seu terceiro ano consecutivo. No Alto Vale (foto), primeira edição do SW quer disseminar inovação para o setor industrial

O Startup Weekend, maratona de empreendedorismo inovador desafia os participantes a criar um modelo de negócio inovador ao longo de 54 horas, se popularizou em Santa Catarina nos últimos anos. Inicialmente, o evento atraía um público que já estava familiarizado com o ambiente das startups, geralmente em Florianópolis, mas desde 2016 – com a realização em conjunto do Sebrae e da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Sustentável (SDS) do governo do Estado, várias regiões catarinenses começaram a descobrir uma maneira diferente de modelar negócios, validar ideias e convencer especialistas que aquelas ideias inovadoras podem se transformar em projetos reais.

Só em 2018, 16 cidades de Santa Catarina, do Oeste ao litoral, Norte e Sul, vão receber o Startup Weekend. A partir desta sexta-feira (24) e até domingo (26) à noite, é a vez das comunidades empreendedoras de Palhoça e Rio do Sul organizarem suas edições do SW.

Em Palhoça, na Grande Florianópolis, o evento será realizado pelo terceiro ano consecutivo, um indicador que o ambiente local de inovação já está em um nível mais maduro de desenvolvimento. Segundo Diego Chierighini, diretor executivo do Instituto de Apoio a Inovação, Ciência e Tecnologia (Inaitec), há três momentos-chave que explicam a evolução do ecossistema de Palhoça:

“O momento zero foi justamente a criação do Inaitec, em 2009, que trouxe à cidade as primeiras empresas incubadas e atraiu também outras que se graduaram em ambientes como o MIDI e o Celta (incubadoras da ACATE e Fundação Certi, respectivamente). O segundo marco foi a criação do programa Inova Palhoça, que prevê vários incentivos às empresas inovadoras que já estão no município ou buscam se instalar aqui. Outro momento crucial foi a organização do primeiro Startup Weekend na cidade, em 2016, na Pedra Branca. O evento esgotou um mês antes da data e reuniu pessoas de vários segmentos. A partir disso organizamos vários outros eventos que continuam fomentando o ecossistema empreendedor na região”.

LEIA TAMBÉM: Como o Startup Weekend se tornou um divisor de águas no ecossistema de inovação em Joinville

Em Rio do Sul, no Alto Vale do Itajaí, esta será a primeira edição do Startup Weekend. A cidade, com forte vocação industrial (em áreas como agronegócios e metalmecânica), demanda uma nova visão de empreendedorismo, opina Odair da Rosa, diretor técnico de Gestão e Inovação da Prefeitura de Rio do Sul. “O Alto Vale ainda possui poucas pessoas interessadas em assuntos como esse e trazer ou criar novas empresas será bom por muitos motivos, um deles é o giro da economia regional. O Startup Weekend tem a capacidade de conectar os principais atores do ecossistema local e temos a necessidade de difundir essa forma de empreender aqui nossa região, que ainda está muito voltada para o segmento industrial”, resume.

Esse ambiente voltado a novos negócios ganhou corpo na cidade a partir de 2014, com a criação do Núcleo de Inovação na Associação Empresarial de Rio do Sul, que ficou responsável por desenvolver ações para sensibilizar os empreendedores locais sobre o tema. “Em 2017, por uma iniciativa da Prefeitura, criou-se o movimento InovaRSL, que uniu entidades, empresas, instituições de ensino e o governo municipal para incentivar e fomentar a inovação”, conta Odair. Foi por meio deste movimento que a cidade aprovou uma lei de incentivo à inovação, criou a primeira Feira Acadêmica de Projetos de Engenharia (FAPE) para unir as demandas das empresas à academia e agora promove o Startup Weekend.

Espaços como a incubadora Inaitec e o Impact Hub Pedra Branca (foto) atraem empreendedores, eventos e aceleram negócios em Palhoça. / Foto: Julio Trindade

Um indicador de que o ecossistema de determinada região é ativo se dá pelo volume de ações e participação de um grande número de entidades. Em Palhoça, que também se beneficia pela proximidade com Florianópolis e o grande número de instituições de ensino na região, o movimento em prol da inovação agrega também instituições públicas – como o Sesc e o Senai – e iniciativas privadas, especialmente ao redor do bairro Pedra Branca. Segundo o diretor do Inaitec, só neste bairro há atualmente 1.205 CNPJs ativos, que somam um faturamento superior a R$ 1 bilhão e geram 6 mil empregos diretos.

“O bairro vem se destacando como ponto de encontro de empreendedores”, destaca Maíra Machado Rodrigues, gestora do Impact Hub Pedra Branca. “Ao longo dos anos, foram surgindo outros players como o iLab, projeto da Unisul para incubar negócios inovadores, e o Impact Hub, que faz parte de uma rede global de escritórios compartilhados entre empreendedores que estão em diferentes estágios de desenvolvimento”.

Tanto em Palhoça quanto em Rio do Sul, as inscrições para o Startup Weekend se esgotaram há algumas semanas. Mas até novembro serão realizadas edições em outras regiões do estado, como Criciúma e Joaçaba, entre os dias 28 e 30 de setembro, uma edição especial para as mulheres, o SW Women, em Florianópolis (26 a 28 de outubro) e outra em Chapecó (23 a 25 de novembro), além de edições em Concórdia (26 a 28 de outubro) e Joinville (23 a 25 de novembro).

Reportagem: Fabrício Rodrigues, scinova@scinova.com.br