ExpoInovação quer conectar Joinville a outros ecossistemas de inovação dentro e fora do país

Voce está em :Home-Joinville, Patrocinado, Sociedade-ExpoInovação quer conectar Joinville a outros ecossistemas de inovação dentro e fora do país

ExpoInovação quer conectar Joinville a outros ecossistemas de inovação dentro e fora do país

Evento que acontece de 14 a 16 de agosto, no Teatro Juarez Machado, marca o crescimento do setor de tecnologia e empreendedorismo na maior cidade catarinense

Evento que acontece de 14 a 16 de agosto, no Teatro Juarez Machado, marca o crescimento do setor de tecnologia e empreendedorismo na maior cidade catarinense / Foto: Max Schwoelk 

Há um movimento empreendedor em ebulição na maior cidade de Santa Catarina.

Reconhecida por sediar algumas das maiores indústrias do setor metal-mecânico do país, Joinville passa por um novo momento econômico nos últimos anos graças à “descoberta” de um ecossistema de inovação. E não estamos falando apenas de startups surgindo pela cidade, mas da conexão entre jovens empreendedores, empresas e entidades já estabelecidas, poder público e instituições de ensino, que compõem o cenário do Join.Valle – um novo polo de tecnologia e inovação no coração industrial catarinense.

“Temos muitas iniciativas ocorrendo em paralelo e alinhadas com um propósito. É como se fosse um ‘alinhamento de astros’ neste momento”, comenta Marcos Hollerweger, presidente do Conselho Municipal de Ciência e Tecnologia (Comciti) de Joinville e diretor regional do Senai. O Conselho, criado em 2012 com o objetivo de propor e estimular políticas públicas de inovação para o desenvolvimento local, é também o responsável pelo ExpoInovação, que chega à sexta edição nos dias 14 a 16 de agosto e quer se consolidar como o principal evento sobre o tema no sul do Brasil.

Mais do que levar uma série de palestras, debates e workshops sobre empreendedorismo, tecnologia e inovação em diversas áreas, o evento quer conectar Joinville com outros ecossistemas do país, compreendendo como polos regionais se desenvolveram a partir de características peculiares.

“Joinville tem um DNA de inovação que vem de outras décadas e hoje as startups ajudam a desenvolver um novo ecossistema, que já tem uma sinergia muito grande aqui na cidade, mas que precisamos conectar com outras regiões dentro e fora do Brasil e ter parâmetros para criar novas oportunidades. Temos universidades, incubadoras, fab labs, o instituto da indústria, tudo isso conectado por meio do Conselho”, explica Marcos.

No mapa do ecossistema local, o Join.Valle conta com pelo menos 46 startups, 40 instituições de ensino e outros 40 grupos de pesquisa e laboratórios, 9 coworkings, duas incubadoras e dois grupos de investimento em capital de risco – sem contar outros fundos que já aportaram nas diversas startups da cidade (da ContaAzul à Asaas, JetBov, Gofind.online, Bee2Share, entre outras).

LEIA TAMBÉM: Como estimular uma comunidade empreendedora? O exemplo do Startup Weekend em Joinville

Um dos destaques nos últimos dois anos do Índice de Cidades Empreendedoras da Endeavor, Joinville ocupa a 5a. posição em um ranking com 32 dos principais municípios do país e lidera nacionalmente no indicador ambiente regulatório (que envolve tempo para abertura de empresas, custo de impostos e complexidade tributária local). Se considerar todo o setor de tecnologia da região Norte, há 2,5 mil empresas que faturam R$ 3 bilhões, o que representa 20% da receita total do setor em Santa Catarina, segundo dados do Observatório Acate.

Neste ano, a organização do ExpoInovação ficou sob responsabilidade da Softville, incubadora criada em 1995 e que se reinventou nos últimos anos para entender o novo universo das startups e ajudar quem estava chegando a criar novos negócios junto a quem já estava no mercado. “Boa parte das iniciativas mais recentes na cidade vieram de empreendedores pioneiros que promoveram uma série de eventos e capacitações, com apoio de entidades privadas. Isso fomentou uma nova mentalidade na cidade, gerando os Startup Weekend na cidade, o programa Joinville Startups (agora StartupSC, com apoio do Sebrae/SC)”, diz Daniel Wendorf, empreendedor, consultor técnico da Softville e presidente do Núcleo de Inovação da Associação Comercial e Industrial de Joinville (ACIJ).

Um ecossistema ativo e renovado: eventos e programas de capacitação multiplicam potencial empreendedor, que sempre foi forte, na cidade. Foto: Max Schwoelk/Divulgação

Ao longo dos três dias da programação, que acontece no Teatro Juarez Machado, serão realizados além de palestras e paineis, eventos paralelos abertos ao público (Sessão de Negócios do Sebrae sobre startups e empreendedorismo, Inovação na Educação e um Fórum de Inovação Social) e a divulgação do Prêmio Inovação Joinville 2018, que vai reconhecer em três categorias – Academia, Empresa e Comunidade – as ações que melhor se destacaram na promoção do conhecimento e prática da inovação, gerando processos, bens e serviços.

Nos key notes, destaque para casos de construção de comunidades empreendedoras e criativas, como o ecossistema de inovação na Grande Belo Horizonte (além das startups do San Pedro Valley, a cidade de Contagem foi escolhida para abrigar um centro de pesquisa da Hyperloop, o trem futurista de Elon Musk), o Vale do Silício, além da história singular do HackTown, um festival que une tecnologia e cultura na pequena Santa Rita do Sapucaí (MG), o “Vale da Eletrônica” no país. A programação conta também com debates sobre organizações exponenciais e o futuro da tecnologia na indústria nacional.

“O maior desafio é fazer com que as empresas percebam que quem não inovar não terá mercado no futuro. Temos uma tarefa muito grande de aculturamento de toda a nossa sociedade, sobre como levar inovação, aos produtos e processos, na prática”, resume o presidente do Comciti.

Esta será a maior edição do Expoinovação – que recebeu no ano passado cerca de 2 mil pessoas ao longo dos três dias – e a expectativa é que o evento cresça nos próximos anos junto com o ecossistema local. Uma das grandes expectativas na cidade é a inauguração, prevista para março de 2019, do Ágora Tech Park, que pretende concentrar em um espaço de 70 mil m2 algumas das principais iniciativas e projetos de inovação, de startups a coworkings, incubadoras, laboratórios e fundos de investimento. Será, como dizem os empreendedores, a tríplice hélice na prática, com a presença de empreendedores, apoio do poder público e uma unidade da Universidade Federal de Santa Catarina ao lado.

Como lembra Daniel, empreendedor que já atuou nos ambientes de tecnologia de Porto Alegre e Florianópolis, “foi a escassez inicial de recursos financeiros e a vontade de fazer acontecer que impulsionaram um senso de colaboração entre esses empreendedores. É algo dificilmente visto em outros ecossistemas e é um dos grandes diferenciais de Joinville”.

SERVIÇO:

ExpoInovação 2018
Quando: 14 a 16 de agosto
Local: Teatro Juarez Machado – Joinville/SC
Horário: das 13h às 17h (aberto ao público), das 19h às 22h (para os inscritos)
Inscrições: www.expoinovacao.com.br