Entenda como a cultura de troca de experiências pode fomentar o empreendedorismo

Voce está em :Home-StartupSC-Entenda como a cultura de troca de experiências pode fomentar o empreendedorismo

Entenda como a cultura de troca de experiências pode fomentar o empreendedorismo

Ter um mentor ou participar de eventos (como o Startup Summit) e programas de aceleração auxilia novos empreendedores a encontrar o caminho das pedras

Ter um mentor ou participar de eventos (como o Startup Summit – foto) e programas de aceleração auxilia novos empreendedores a encontrar o caminho das pedras

Um dos “segredos” para a constante evolução das empresas do setor de tecnologia em Santa Catarina está na capacidade dos empreendedores, em diferentes níveis de experiência e maturidade, compartilharem um pouco de sua jornada com quem está começando. E isso acontece de várias maneiras: seja abrindo suas empresas para inspirar outros empreendedores, se tornando mentor em programas de aceleração e incubação ou simplesmente participando de eventos e fazendo um bom networking.

Ter um mentor pode mudar a forma como uma empresa vê e vive a sua jornada empreendedora. O mentor é quem vai auxiliar o empreendedor na resolução dos desafios iniciais, com foco no aumento da performance do negócio e também do mentorado. Segundo pesquisa da Endeavor, organização mundial de fomento ao empreendedorismo, 33% dos gestores orientados por empreendedores de sucesso tornam-se líderes de alto desempenho.

LEIA TAMBÉM:Os 5 anos da Endeavor em SC – não ensinamos negócios, nós ajudamos o empreendedor a ficar sólido

A Endeavor, em 2018, avaliou mais de 250 empresas no programa de aceleração regional Scale-up SC, selecionando 21 — o Scale-up é voltado às empresas com alto impacto e grande potencial de crescimento. “Nosso papel é ajudar os empreendedores nos desafios estratégicos que suas empresas de alto crescimento têm”, diz Guilherme Lopes, líder da Endeavor em Santa Catarina.

Os eventos também são muito importantes para esse tipo de networking. O Startup Summit, promovido pelo Sebrae, teve sua primeira edição no ano passado e busca promover o fortalecimento da inovação, através da união do ecossistema empreendedor de todo o Brasil em Santa Catarina. “A ideia do evento é o participante aprender com os cases e ver que não está sozinho, que outros empreendedores já passaram por grandes desafios e conseguiram prosperar”, explica Alexandre Souza, gestor do Startup SC.

LEIA TAMBÉM: Startup Summit – iniciativa catarinense vira palco nacional para ecossistema de inovação e empreendedorismo

Outro exemplo é o Startup Weekend — rede global de líderes e empreendedores de alto impacto que procuram inspirar, educar e capacitar indivíduos, equipes e comunidades, através da imersão no ecossistema das startups — que acontece em algumas das principais cidades de Santa Catarina ao longo do ano e tem como objetivo ajudar os futuros empreendedores a darem um salto em direção a criação de um negócio, vivendo uma jornada empreendedora.

LEIA TAMBÉM: “Como estimular uma comunidade empreendedora? O exemplo do Startup Weekend Joinville