Construindo uma empresa global de sucesso longe do Vale do Silício

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Construindo uma empresa global de sucesso longe do Vale do Silício

Fundador da startup Wifi Feed, de Florianópolis, compartilha as lições de uma empresa holandesa que hoje vale mais de US$ 22 bilhões

Fundador da startup WiFeed, de Florianópolis, compartilha as lições de uma empresa holandesa que hoje vale mais de US$ 22 bilhões. / Foto: Divulgação StartupSC

 

Por Bruno Guimarães*, direto do Saastr Annual 2019, em San Jose (Califórnia)

Em uma das primeiras exposições do segundo dia do Saastr Annual 2019, o CCO da Adyen, Roelant Prins, falou sobre como ela conseguiu se destacar no cenário mundial de meio de pagamentos. A Adyen é uma startup que possui uma plataforma global que permite que seus clientes integrem todos os seus recebimentos, independente do país, método ou moeda. Atualmente a empresa possui um valor de mercado superior a US$ 22 bilhões e atende gigantes da tecnologia como Facebook, Uber, Spotify e Microsoft.

A Adyen foi fundada há 12 anos na Holanda e, de acordo com o próprio Roelant, a localização geográfica certamente contribuiu para que a empresa passasse por desafios ainda maiores no seu processo de crescimento. No entanto, o que pode ser visto como uma dificuldade acabou se tornando uma oportunidade, pois os fundadores entenderam desde o primeiro dia que não bastaria atender apenas o mercado holandês ou até mesmo o europeu, eles precisavam atender o mundo. Considerando isso, o CCO da Adyen elencou os três principais fatores que para ele foram essenciais para o sucesso da empresa:

* Produto: o primeiro passo é entender profundamente sobre o problema que a empresa está resolvendo e saber desenvolver a sua solução de forma que ela se torne indispensável no dia a dia de seus clientes. Tudo o que for desenvolvido deve ser customer-minded, nunca criar algo sem antes saber como será utilizado, por quem será utilizado e quando será utilizado. A Adyen consegue reduzir até 3% o custo das transações de seus clientes, gerando uma economia de bilhões de dólares para seus clientes anualmente.

O case da Adyen evidencia que é viável criar as condições necessárias para construir uma startup de sucesso em qualquer lugar

* Estratégia Comercial: elabore uma estratégia comercial robusta, eficiente e ao mesmo tempo certeira. É muito comum as startups perderem tempo com distrações e assuntos que por vezes não vão auxiliar na escalabilidade da empresa. Mapear os principais clientes que vão fazer com que a empresa “mude o seu jogo” é fundamental, além da busca por parceiros que possam abrir portas e auxiliar no processo de aquisição de novos clientes.

No caso da Adyen, a estratégia foi focar em gigantes da tecnologia, pelo fato de que elas possuem operações em diversos países e ajudaram a capilarizar o produto em uma velocidade incrível. Além disso, eles se conectaram diretamente com a Visa e com a Mastercard, dispensando a lentidão dos bancos, o que também fez com que eles ganhassem tempo e escala.

* Pessoas: contratar os melhores profissionais é sem dúvidas um dos maiores diferenciais de qualquer startup e o conselho do Roelant seguiu na linha de que neste quesito, não vale a pena economizar. Segundo ele, “cultura é inclusive mais importante do que inteligência”, portanto, é algo do qual não se deve abrir mão por qualquer motivo. Dentro da Ayden ele destacou que o mais importante para a cultura da empresa é falar sobre tudo de forma objetiva e direta, criar rápido e iterar, e garantir que a diversidade de ideias faça parte do processo de decisão dos times.

Em um cenário em que esses três fatores se tornam presentes, as chances de uma empresa ter sucesso a nível global aumentam muito. Apesar do Vale do Silício ser o principal hub de empresas de tecnologia no mundo, o case da Adyen evidencia que é viável criar as condições necessárias para construir uma startup de sucesso em qualquer lugar.


*Bruno Guimarães é CEO da startup
WiFeed, de Florianópolis. Ele participa da missão ao Vale do Silício do Startup SC, programa de capacitação do Sebrae/SC, junto a empreendedores das empresas Coblue, Conpass, Effecti, O2Obots, Reviewr, Simples Dental e Sizebay.